terça-feira, 23 de outubro de 2012

CASA OU LAR: EM QUAL VOCÊ MORA?




Recentemente li uma mensagem interessante postada por Vanderléia Reis da Luz em seu Facebook. Prontamente solicitei autorização para postar no meu blog “Portal Bíblico”. Então confirmado, fiz algumas alterações, acrescentei algumas aplicações bíblicas e, agora, faço chegar até você. Medite, reflita e faça o que precisa ser feito para transformar sua casa num doce lar!

SUA FAMÍLIA MORA EM UMA CASA OU UM LAR?
ü Casa é uma construção de cimento e tijolos ou pedra (talvez a tua seja de madeira). Lar é uma construção de valores e princípios.
ü Casa é o abrigo das chuvas, do calor e do frio. Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
ü Casa é onde as pessoas vão para dormir, usar o banheiro e comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar. O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afetos e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e onde retardamos a hora de sair.
ü Numa casa cria-se e alimenta-se problemas. O lar é o centro de solução de problemas.
ü Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam; e, nas lutas, se solidarizam.
ü Casa é local de dissensões, conflitos e discórdias. No lar as dissensões e os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
ü Numa casa desdenha-se dos valores humanos. No lar, os que ali residem sonham juntos.
ü Numa casa há azedume e destrato. Num lar sempre há espaço para a alegria.
ü Numa casa nascem muitas lágrimas. Num lar prantam-se sorrisos.
ü A casa é um nó que oprime e sufoca. O lar é um ninho que aconchega!

Lições bíblicas práticas para a vida no lar:
1. Construir uma casa é relativamente fácil e rápido, construir um lar leva tempo e só é possível com a presença e sabedoria de Deus, o Arquiteto de lares (Salmo 127:1-2).
2. Construir uma casa a ponto de ser considerada mansão não significa nada sem Deus, cuja  presença traz bem-aventurança aos membros da família, que transforma a casa num doce lar (Salmo 127:3-5).
3. Construir uma casa é trabalho humano, construir um lar é trabalho divino. Pois quem teme ao Senhor tem um lar abençoado (Salmo 128:1-6).

Se você ainda mora em uma casa, convido-o a transformá-la, com urgência, em um lar. Peça que Deus sempre seja o teu convidado especial.

Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog