terça-feira, 1 de junho de 2010

A dança é biblica???

A dança é bíblica? Qual o significado da dança na bíblia? Vamos analisar alguns textos bíblicos, e para que a dança era usada.
Vemos a dança presente na Bíblia, como sinal de gratidão a Deus, como no caso de Miriã, dançando com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado.  
(Êxodo 15: 20-21)
Miriã estava tão alegre com Deus, pelo livramento que foi dado ao povo, que dançando alegremente e ela contagiou as outras mulheres com a sua gratidão a Deus. A nossa gratidão é contagiante. Se estiver-mos dançando a Deus em forma de gratidão, vamos contagiar quem está a nossa volta. A Bíblia não fala que Miriã pegou o tamboril e chamou as outras mulheres, pelo contrário, diz que as mulheres saíram atras dela. A verdadeira Adoração, contagia quem está por perto.
Temos também a situação onde Davi louva ao Senhor com todas as suas forças. ( II Samuel 6:14-16)
 Davi estava comemorando a volta da Arca da Aliança (a presença de Deus) para a cidade de Davi.
A Bíblia fala, que "dançava com todas as suas forças", ou seja, ele estava dando o seu melhor ao Senhor, era um momento de adoração plena ao Pai. Vemos também, que o povo acompanhava Davi na adoração ao Senhor.
Dançar para Deus, é uma forma de Gratidão, Adoração.
Quando estamos dançando, estamos dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e com tudo o que somos.
 Não importa onde dançamos, no quarto, na igreja, em um seminário, em um momento devocional, se esta dança é para o Senhor, e exclusivamente pra Ele, Ele está recebendo nossa adoração.
 Cada pessoa recebeu um talendo específico para que pudesse adorar ao Senhor. Uns cantam, outros evangelizam, outros pregam, outros fazem teatros. Então, porque não dançar?
 As pessoas no mundo, dançampara o diabo, dançam para alimentar a carne por puro prazer. Será que Deus merece menos que o diabo?
  Se as pessoas podem dançar para o diabo, porque nós, que servimos aquele que é maior que o diabo, não podemos dançar para adorar nosso Senhor?
 Deus tem buscado filhos, apaixonados, desesperados, e que façam de tudo para chamar sua atenção.
 É por isso que hoje, em muitas igrejas, noivas apaixonadas dançam em louvor e adoração ao Senhor Jesus.

   Segundo tudo o que Eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis assim mesmo o farei. (Êxodo 25:09).
  1. Vestes puras (Eclesiastes 09:08). Suas vestes devem ser alvas, ou seja, puras. A roupa de um ministro não pode ser sensual, principalmente as irmãs, cuidado com os decotes, transparências, marcas. Façam roupas decentes, mas não só na hora de ministrar, suas veste devem ser puras, principalmente quando você não está ministrando. As pessoas observam seu testemunho, e Deus se entristece quando você age de uma forma na igreja e de outra forma fora da igreja, como se Deus não estivesse vendo você em todos os momentos e isso é um erro grave nas equipes, que precisamos estar concertando.
  2. Essas vestes não são suas, são de Deus e para Deus (Levítico 16:04). Podemos observar nesse texto que as vestes dos sacerdotes eram algo sagrado mesmo, usadas em momentos específicos, no caso citado acima era uma ocasião extremamente importante, o Dia da Expiação, o dia mais santo no calendário do antigo testamento. E o dia da expiação começava com o sacerdote se banhando e se vestindo. Sabe, quando você entender que tudo o que você tem é de Deus e você é apenas um mordomo, você não terá nenhum problema em semear, em seguir as direções que Deus vai te dar, muitas pessoas pagam por suas roupas nos ministérios, e depois se acham donas delas, eu ofertei, eu controlo! Ungem a roupa, consagram a Deus, mas percebo que em alguns é tudo da boca para fora, no momento em que o líder tem uma direção para outro da mesma equipe use a roupa, ou até mesmo de outra equipe, a pessoa logo se manifesta dizendo: " Eu que paguei essa roupa, ninguém toca". Em nosso ministério, e na maioria dos ministérios das igrejas, as próprias pessoas confeccionam suas roupas, e sei que não é fácil nem barato, mas sempre, desde o começo aprendemos o principio de ofertar, de entender que essa veste acima de tudo é para adorar a Senhor! Não para que as pessoas vejam algo em nós, mas que a presença de Deus seja manifesta!
  3. Deus quer te vestir com vestes de louvor, (Salmos 30;11). Deus quer vestir o nosso coração com veste de louvor. Por mais bonitas que sejam as suas vestes, se o seu coração estiver triste, com rancor, amargura, não vai fluir; as vestes só complementam aquilo que está fluindo de dentro de você, e uma roupa bonita não vai conseguir esconder as suas iniquidades. Equando nós recebemos de Deus as vestes de louvor, mesmo quando estamos passando por alguma situação difícil, podemos dançar em Sua presença, pois confiamos que Deus é quem nos dá a vitória.
  4. E a questão financeira, como fica? Gostaria que em primeiro lugar você avaliasse como estão sendo as suas ofertas, você quer o melhor, então de o seu melhor, queremos que as pessoas sejam tocadas para ofertarem em nosso ministério, mas muitas vezes nós mesmos não ofertamos, "Se você não acredita em seu ministério, não investe nele, como você quer que os outros acreditem e invistam nele". Todos os recursos financeiros estão liberados para você cumprir a vontade de Deus, desde a eternidade.
    Três passos básicos para a dança na igreja:
    1º_ Consagração: este passo se dança entregando todo o seu corpo, alma e espírito para Aquele que é o Autor e Consumador da Obra!
    2º_ Obediência: reconhecendo que devemos obediência a Deus primeiramente, depois aos nossos pais e aos nossos líderes!
    3º_ Santidade: essencial pois se não soubermos executá-lo jamais veremos a Deus.
    Se você dança na sua igreja, saiba que você não dança por dançar, com seus gestos você está profetizando ao povo, ministrando, e você não dança para Deus, você dança com Deus.


Eliana Dias.

Um comentário:

  1. Amei essa palavra, realmente precisamos esclarecer o porque do que fazemos, qual deve ser a nossa motivação qdo dançamos na igreja... bjos

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog